Blog
Como escolher sua primeira moto
Postado em: 27 fevereiro, 2013
Devido ao intenso trânsito, preço do combustível, problemas do transporte público e estilo de vida, muitas pessoas estão optando em comprar motos. Claro que para chegar a essa opção é preciso rever vários pontos: segurança, gastos, trajetos e convencer as pessoas mais próximas de que a moto não é um veículo tão perigoso assim, como muitos pensam.
Mas qual a melhor opção para iniciantes?
Para os que estão começando na vida em duas rodas, o melhor é comprar uma moto com capacidade cúbica baixa. Se você vai usar a moto para ir ao trabalho todos os dias, então deve procurar uma que seja relativamente econômica e barata de manter. Além de serem mais fáceis de pilotar e driblar melhor o trânsito urbano. Caso contrário, se sua intenção é passear nos fins de semana, o custo não é algo tão importante.
O ideal é se concentrar naquilo que vai fazer diferença no dia a dia. Tudo deve ser levado em consideração, inclusive a altura e o peso do futuro motociclista. Afinal, se você tem 1.80m, não vai conseguir se adaptar a uma moto muito pequena e frágil.
Procure por modelos que entreguem mais diferenciais. Evite equipamentos com partida no pedal, pois elas são vantajosas apenas para mototaxistas e motofretistas, que ligam e desligam a moto várias vezes por dia. Se o seu uso será “normal”, então prefira sempre a partida elétrica. Rodas de liga leve são ótimas em uma moto street pequena, pois é mais fácil de consertar o pneu caso ele fure, além da moto ficar mais leve e mais bonita.
Opte pelas marcas conhecidas e, para começar, um motor de baixa cilindrada: 150cc é a preferência. Depois de escolhido o modelo, certifique-se que é preciso estar tudo em dia com a segurança tanto da moto, quanto do motociclista. Capacete, faixas de segurança, roupas adequadas, entre outros.
Tenha em mente que há riscos, assim como dirigir um carro, e é de extrema importância ficar atento quanto às funcionalidades da moto, veja se tudo funciona corretamente: piscas, espelhos, giradores, pedais, etc.
Claro que sem uma Carteira de Habilitação “A” você não pode sair de casa pilotando uma moto, então tenha tudo em dia antes de sair por aí curtido a vida em duas rodas.