Blog
Dicas para andar com a garupa na moto
Postado em: 18 março, 2013
Andar de moto não tem muito segredo, isso também vale para o garupa. Basta ter uma sincronia e atenção com os movimentos para que não haja acidentes.
Para começar, fique atento com as roupas que devem ser utilizadas. A calça e o casaco jeans ou de couro devem ser usados não apenas pelo piloto, mas o garupa também. Evite bolsas, cachecóis e grandes penduricalhos que possam enroscar e atrapalhar o piloto.
Calçados fechados como botas e tênis são fundamentais, apesar de ser difícil convencer as mulheres. Tente mostrar a importância desses detalhes caso haja acidentes e quedas da moto.
O garupa deve subir na moto como se estivesse montando um cavalo: apoia um dos pés sobre uma das pedaleiras, passa a perna sobre o banco, apoia o outro pé sobre a pedeleira do lado de lá e ajeita-se até encontrar uma posição inicialmente confortável. Sempre avise o piloto que está subindo na moto e de que lado está subindo, para que ele segure a moto e evite queda.
Caso a moto não tenha sissy-bar (encosto traseiro), o ideal é que o garupa mantenha o corpo ereto ou, no máximo, incline-se levemente para a frente, mas NUNCA para trás. Pode segurar nas alças traseiras ou no piloto, mas prestando atenção para não apoiar seu peso sobre ele – o que atrapalhará a pilotagem.
Nas curvas a atenção é redobrada. O garupa tem que manter a tranquilidade e sempre inclinar-se para o mesmo lado que o piloto. Essa ação tende acontecer ao contrário, instintivamente, atrapalhando muito na pilotagem.
Evite movimentos bruscos quando estiver na garupa – e quanto menor a moto, mais esses movimentos a desestabilizam. Quando estiver com velocidade alta, aproxime-se do piloto, pois isso centraliza o peso sobre o banco e reduz as turbulências causadas pelo vento.
Chegou? Ótimo, mas o garupa só desce da moto depois de avisar ao piloto (mesmo procedimento de embarque). E enquanto o piloto estiver manobrando a moto, o passageiro jamais deve tirar os pés das pedaleiras.