Blog

Do que é composta uma motocicleta?

Postado em: 20 março, 2013

A tecnologia não é novidade entre as duas rodas. Atualmente, as motocicletas vêm equipadas com inúmeros componentes de última geração que facilitam ainda mais a pilotagem. Mas existem aqueles que são básicos e que permaneceram os mesmos ao longo dos anos. Você sabe quais são?

Motor

O coração da motocicleta!
Geralmente encontrado a gasolina de 4-tempos. Também pode ser monocilíndrico ou com até quatro cilindros (talvez mais). As motocicletas mais antigas – e muitas motos de corrida – usam unidades de dois-tempos que alcançam forças incríveis para o seu tamanho. O motor é desenhado para queimar óleo, por isso o regulamento de emissões restringiu as vendas nos últimos anos. Para se adequar a isso e pensar em métodos mais sustentáveis, algumas scooters agora possuem motor elétrico.

Rodas e Pneus

No final de 1800 as rodas das primeiras motocicletas eram feitas de madeira com pneus de ferro. Elas foram substituídas logo depois por rodas de metal e pneus de borracha.

Para facilitar a pilotagem, com o passar dos anos as rodas e pneus ganharam desenhos mais leves e fortes, oferecendo uma borracha dupla ou multicomposta, que ajuda no equilíbrio e segurança do motociclista.

Transmissão

Existem dois tipos de transmissão: corrente e coroa. A corrente é a forma mais comum adotada por motocicletas mais populares. Já a coroa é encontrada em motocicletas mais modernas.

A coroa mais usada é simples e com sistema de roda dentada (leve e razoavelmente segura, mas requer ajustes e lubrificação regulares). As motos modernas de turismo, usam um sistema de coroa, que tem como vantagem a baixa manutenção e o aumento da segurança. Porém, esse sistema é muito pesado e não é visto em muitas motocicletas de rua.

Chassis

Existem vários tipos de chassis que vão do tradicional “berço individual” ao chassis perimetral.

O chassis de berço é feito de um único tubo principal de aço sobre o motor e tubos menores embaixo do motor. Este design é usado em modelos off road e em cruisers. Já o chassis perimetral é composto por dois braços fortes de alumínio que conectam a cabeça da direção ao braço traseiro.
Há também o chassis de espinha dorsal – um desenho simples onde o motor é pendurado por um tubo grosso principal.

A Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, expõe, todos os anos, uma informação sobre os custos do processo produtivo por grupo. Acompanhe o gráfico a seguir, de 2012:

Posts relacionados

Desafio 2 Rodas: o Reality do Mundo da Mecânica de Motos

Se você é apaixonado por motocicletas e tem a mecânica no sangue, prepare-se para o evento mais emocionante do universo das duas rodas: o Desafio 2 Rodas. Este reality show veio para transformar a…

Nação Magnautas: O Poder dos Influenciadores na Comunidade Magnetron

No universo das duas rodas, a influência vai além das pistas e estradas. Na Nação Magnautas, os influenciadores desempenham um papel fundamental em conectar a Magnetron com sua base de clientes e…

Nação Magnautas 2024: O primeiro evento exclusivo para mecânicos de motos

O Nação Magnautas está de volta, agora maior e aberto a todos—mecânicos, lojistas e entusiastas da mecânica de motos. Sim, este evento é feito por vocês e para vocês! Por que Participar…

    Não perca as novidades:

    Assine nossa newsletter

    Desejo receber comunicações. Estou ciente que ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade*

    Atenção - Fique atento ao golpe do boleto bancário falso. Saiba como se proteger clicando aqui..
    x