Antigas
Dicas para enfrentar o trânsito urbano
Postado em: 27 março, 2013
O trânsito brasileiro está cada vez mais caótico. São muitos carros e motos trafegando o dia inteiro, com motoristas estressados e com pressa.
As dicas para enfrentar o trânsito com tranquilidade e atenção são velhas conhecidas. Porém, vale a pena ler para reforçar e melhorar sua vida.
Evite o corredor da direita
Em horários de pico, o trânsito fica ainda pior. Carros parados, ônibus trocando de faixa e mal tem espaço nos corredores para o motociclista. Mesmo que você esteja com muita pressa, sair do corredor da esquerda e tentar furar o trânsito pela direita é loucura. O melhor a fazer é manter a calma e continuar no corredor em que os carros possam vê-lo.
Cuidado com a pressa!
A pressa é inimiga da condução. Lembre-se que no trânsito, a sua vida e de outras pessoas estão em risco quando a pressa e a impaciência tomam conta. Muitas vezes, alguns pilotos, arriscam vidas furando o sinal, acelerando como se estivessem em uma competição de motovelocidade e não respeitam os pedestres que estão atravessando.
Não custa nada aguardar o tempo necessário do semáforo fechado, esperar todos os pedestres atravessarem e você ir com tranquilidade ao seu destino.
Segurança sempre
Mantenha a distância dos outros veículos. Isso pode ser óbvio, mas é uma das dicas mais importantes para o condutor. Não tem como adivinhar quando os outros motoristas irão trocar de faixa, mesmo sabendo que a seta está ali para nos avisar.
Sinalize sempre. Toda mudança de direção deve ser muito bem sinalizada, para proteger você e outros motoristas de possíveis acidentes. Fique atento aos riscos, diminua a velocidade e mantenha a calma. Muitas vezes o sexto sentido do piloto é o melhor sinal de alerta.
Paciência
Essa palavra se repetiu muitas vezes no texto e não é à toa. Todos os condutores, sejam de automóveis ou motocicletas, devem manter a calma e tranquilidade no trânsito. O melhor amigo do motociclista é a paciência. Relaxe e deixe espaço entre sua moto e a outra, pois você não está competindo com ninguém. Seguindo essas regras e munido de cautela, sua convivência com os demais veículos no caótico trânsito urbano será mais amistosa, com certeza.