Antigas
10 dicas para pilotar com segurança.
Postado em: 15 julho, 2013
Todo mundo sabe que quanto mais velocidade melhor, mas sempre com segurança. Pensando nisso, vamos compartilhar 10 dicas para você pilotar a sua moto sem correr riscos.
1. Mantenha-se sempre visível. Sempre que possível, é recomendável a utilização de roupas com detalhes reflexivos. Além disso, trafegar com o farol ligado ajuda a manter o veículo ao alcance do campo de visão dos outros motoristas.
2. Respeite os sinais de pare. É fundamental respeitar os sinais nos cruzamentos. Também é preciso tomar precauções ao parar para não comprometer os veículos que seguem atrás de você.
3. Não ultrapasse nas curvas. Fazer ultrapassagens nas curvas limita a visibilidade dos veículos que transitam pela pista oposta.
4. Não transite em paralelo a outros motociclistas. Em caso de uma situação perigosa, como esquivar de um carro ou algum obstáculo no caminho, não haverá espaço suficiente para manobrar, comprometendo a sua segurança e a do outro motociclista.
5. Não bloqueie as passagens de pedestre. Parar em cima da faixa é crime e dá multa.
6. Não transite entre outros veículos. Para as motos, a visibilidade é um ponto mais crítico do que para os automóveis, devido as dimensões de cada um. Ainda assim, as manobras de ultrapassagem seguem a mesma lógica para todos. Assegure-se de que você está sendo visto por todos.
7. Cuidado com o ponto cego. Não circule muito próximo a outros veículos. Você pode estar na zona de “ponto cego”, ou seja, qualquer um pode mudar de pista sem aviso prévio, provocando acidentes.
8. Respeite o sinal vermelho. Observe com cuidado e antecedência o sinal. Comece a parar antes de chegar muito próximo do semáforo e não freie bruscamente.
9. Cuidado com crianças nas ruas. Este é um dos principais motivos de acidentes envolvendo motos. Anteceda qualquer situação de risco e circule com mais cuidado em zonas escolares e nas proximidades de parques e praças. Reduzir a velocidade também é importante.
10. Observe os obstáculos no caminho. Os mais diferentes tipos de obstáculos nas ruas, como lixo, árvores caídas ou buracos, podem intensificar o risco de um acidente em cadeia. Esteja sempre atento.
E agora é só pegar estrada!
Com informações: MotorDream