Antigas
Maneiras de melhorar sua vida no trânsito
Postado em: 31 janeiro, 2013
Seu comportamento frente as adversidades e questões da rotina são fundamentais para extrair o melhor rendimento de sua moto e, mais do que isso, garantir uma direção sempre segura e confortável. Por isso, olhe, foque, avalie e o mais importante, fique bem.
Mantenha seus olhos em movimento
O tráfego nunca para. Por isso, nessas mudanças, esteja sempre procurando por detalhes que podem se tornar problemas. Procure, portanto, estar atento ao cenário geral, evitando fixar seu olhar em um só ponto por muito tempo.
Avalie cada situação
Pensar bem antes de agir pode evitar incidentes. Por isso, observar atentamente cada caso é importante. Cada ultrapassagem, mudança de faixa ou atalho para ganhar tempo pode não ser a melhor opção. Até porque não depende apenas de você. Um carro que vai para a esquerda “do nada”, por exemplo, pode te deixar em uma péssima situação.
Olhe para frente e preste atenção em seu caminho
É preciso estar atento ao que acontece lá na frente. Um problema a 10 m de distância pode estar muito perto. Além disso, a maioria dos acidentes acontece durante os primeiros 15 minutos do trajeto, em velocidades relativamente baixas. Os locais de maior incidência são justamente aqueles pelos quais você mais passa: cruzamentos ou vias secundárias.
Deixe espaço na frente
Por mais que a auto-escola pregue a importância de se manter distância do veículo a frente, no Brasil é um hábito andar muito colado. Uma boa para saber quão longe você deve se posicionar é a “regra dos 3 segundos”. Permanecer a 3 segundos de distância do carro da frente e observar tudo que está até 12 segundos a frente no horizonte pode mudar muito sua forma de dirigir e encarar o trânsito.
Pare totalmente em cada “PARE”
Não dê só aquela reduzida na velocidade. Pare. Ponha os pés no chão. Olhe de novo. Assim você sempre avalia melhor a situação e é capaz de reconhecer situações de risco sem estar sob pressão e evitando decisões imediatas.
Foto: Google
Fonte: Revista Motorcyclist