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Relé de Partida. Chegou a hora de trocar? E como fazer isso corretamente?
Postado em: 7 outubro, 2013
Parece uma palavra meio metida. E, realmente, o termo relé vem do francês: relais, que aqui no Brasil é frequentemente escrito e pronunciado como relê. Mas você sabe para que serve o relé de partida da sua moto? O engenheiro Marcos Pauletti, professor de Motomecânica e responsável pelo departamento de Engenharia da Magnetron explica a função tem como função acionar o motor de partida. Mas como muitas outras peças da motocicleta, ele também é um componente que possui vida limitada.
Então, como saber qual a hora certa para trocar essa peça? Pauletti explica que, geralmente, ele chega a comutar cerca de 50.000 partidas, em condições normais. Depois disso, passa a dar defeito e a falhar. Após ser constatado o defeito, é preciso substituir o relé de partida por um outro do mesmo modelo.
Uma dica importante: antes de conectar o chicote elétrico junto ao conector do relé, é necessário fazer a limpeza do conector. Você pode fazer isso utilizando um limpa contatos.
Na hora de substituir a peça, não se esqueça de medir o consumo elétrico do motor de partida. “É comum encontrarmos componentes do motor de partida desgastados ou com defeito e, em conseqüência disso, o consumo elétrico da moto aumenta, sendo que frequentemente ocorrem danos no relé de partida”, explica Pauletti.
Para medir o consumo do motor de partida é preciso ter em mãos um multímetro automotivo e um amperímetro modelo alicate. O procedimento é simples: primeiramente a bateria deve estar com tensão próxima de 12,70 Vcc, o que significa que ela está 100% carregada. Se esse valor não estiver correto, a corrente de consumo terá valor errado. A seguir, você deve desabilitar a ignição. Uma forma de fazer isso é desconectar o cabo da vela e, em seguida, ajustar a escala específica do amperímetro. Conforme a informação do manual de serviços, o valor de corrente medido não poderá ultrapassar mais ou menos 10% do valor indicado.
Realizando esses procedimentos, você vai instalar o relé de partida corretamente e evitará desgastes em peças importantes.
(via: Depto. Engenharia Magnetron)