Blog
10 erros que acabam com a sua moto – Parte 1
Postado em: 22 outubro, 2013
Nessa primeira parte, aprenda o que não fazer para sua moto durar mais em 5 dicas:
1) IGNORAR O NÍVEL DO ÓLEO
Motores de motocicleta são mais exigir do estacionamento onde você deixa sua moto, sempre em busca de manchas. Motores consomem óleo, mas se o consumo se tornar alto procure saber a causa. Seu motor pode estar com problemas.
2) ‘COLAR’A MÃO NA EMBREAGEM
Quanto menos você acionar a embreagem, mais tempo ela vai durar. Quando parado no semáforo, o motociclista deve criar o hábito de colocar o câmbio em ponto morto. Um grande inimigo da embreagem é o hábito de utilizá-la para dar a famosa “queimada”, fazendo a rotação do motor subir levemente. O melhor é utilizá-la o mínimo possível, aprendendo a dosar o acelerador de modo correto.
3) RODAR COM PNEUS MURCHOS
Pneus com pressão abaixo da indicada furam mais facilmente e, dependendo do tamanho do buraco, podem comprometer a carcaça. Com pneus murchos, as rodas da moto também ficam mais vulneráveis a acidentes e quebras. Sempre que for sair, é necessário olhar os pneus para garantir que estão cheios e respeitar a calibragem recomendada pelo fabricante, verificando-a no mínimo uma vez por semana.
4) ACHAR QUE O AMORTECEDOR É ‘ETERNO’
A maioria dos motociclistas se acostuma à perda da eficiência do amortecedor e jamais cogita a sua troca. Amortecedores velhos perdem a sua função, podendo acarretar em trincas e rupturas no chassi da moto. Na suspensão dianteira há necessidade de substituição do óleo e das molas internas. Não importa a velocidade com que o motociclista utiliza sua moto, nem a qualidade da pavimentação das ruas. Uma hora será necessário realizar a troca dos amortecedores.
5) DESLIGAR O MOTOR NA DESCIDA
Com a ideia de economizar combustível, muitos motociclistas tem o hábito de desligar o motor na descida. Ele para de funcionar, mas a transmissão não. As engrenagens internas do câmbio continuam trabalhando, acionadas pela corrente, e a lubrificação interna nessa condição não conta com a necessária pressão da bomba de óleo. Outra coisa que causa graves consequências para a moto é deslizar estrada abaixo com a embreagem acionada.
Confira as outras 5 dicas na parte 2 deste post, clique aqui!
Fique ligado no nosso Facebook e não perca as próximas dicas!
FONTE: G1 Motos