Curiosidades
Tá a fim de começar a fazer trilha? Veja o que vai precisar
Postado em: 7 dezembro, 2015
1 – Qual é a melhor moto para trilha?
Essa é uma pergunta com várias respostas, vai depender da sua habilidade com motocicletas e também do seu poder aquisitivo. Para quem vai começar, o mais indicado é uma motocicleta relativamente barata e com manutenção acessível (as de 4 tempos ganham nesse quesito). Lembre-se que motocicletas muito potentes podem ser difíceis de controlar, podendo causar acidentes.
2 – Quais são os equipamentos de segurança necessários para fazer trilha?
Além dos riscos óbvios de acidentes com motocicletas, as trilhas oferecem outros mais incomuns e que merecem atenção redobrada. Haverão trechos com muita lama e a tração da moto talvez não seja suficiente para superar o obstáculo; galhos escondidos poderão causar solavancos – esteja preparado; animais podem invadir a trilha e você terá que ser rápido para evitar acidentes.
Mesmo que seja arriscado, vale a pena. Você só precisa estar com seu equipamento de segurança em dia para reduzir as contusões. Tenha em mente que cada um desses itens é importante para sua vida e que você não deve sair sem eles.
Capacete: todos os equipamentos são importantes, porém o capacete é responsável para manter a cabeça no lugar, assim como proteger o seu rosto.
Óculos: você já reparou que em qualquer foto de trilha em moto, tem lama em TODOS os lugares? Por isso é bom evitar que ela entre em seus olhos. Além disso, evita que pedras atinjam seu rosto.
Camisa: camisas ventiladas, específicas para motocross, geram mais conforto e evitam que você, piloto, superaqueça.
Cinta abdominal: um item muitas vezes esquecido, a cinta abdominal mantém sua coluna e órgãos no lugar. Pode ser a diferença entre a vida e a morte em uma colisão.
Colete: essa proteção, geralmente de plástico, evita que projéteis da trilha provoquem contusões no piloto. Um belíssimo equipamento de proteção em capotamentos.
Cotoveleiras e luvas: elas devem fornecer proteção ao mesmo tempo que concedem mobilidade e conforto. O material indicado é o nylon com reforço de couro.
Calça: seguindo o mesmo princípio das luvas, as calças devem proteger e ser confortáveis ao mesmo tempo. Existem modelos com duas camadas na qual, a parte interna é de um tecido que não faz a calça grudar na pele e o externo protege de impactos.
Joelheiras e botas: um motociclista sensato não vai economizar nessas duas peças. Os joelhos e os pés são os locais de maior índice de contusões, o ideal é caprichar na segurança e não esquecer que torções mais leves podem acontecer mesmo em pequenos tombos.
3 – Faça trilha em grupos
Existem vários grupos que se reúnem para fazer trilhas. A grande vantagem é que, geralmente, existem pilotos mais experientes que podem te dar dicas valiosas, assim como outros com diferentes habilidades (como médicos, enfermeiros, mecânicos etc.) além, é claro, de fazer novas amizades. É muito importante que o primeiro e o último da fila sejam pilotos mais experientes, um pode mostrar o caminho e o outro prestar socorro a quem se acidentar.
Lembre-se que trilha não é competição, mas uma forma de se divertir e ficar mais próximo da natureza e da sua companheira! Pilote com cuidado e sempre cuide uns dos outros.