Antigas
Como viajar em comboio (em grupos) de motociclistas
Postado em: 14 março, 2016
Uma das maiores vantagens de possuir motocicleta é poder viajar em comboio com seus amigos, irmãos ou parceiros. Parece bem simples (e é), porém alguns cuidados são essenciais para evitar acidentes ou preocupações desnecessárias durante a viagem.
- Se você é novo, procure um grupo de confiança.
Viajar em comboio é ótimo por vários motivos, mas um deles é a segurança. Um grupo de confiança deve cuidar um do outro, sem deixar ninguém para trás. Caso seja sua primeira vez em um comboio, o mais correto é ficar para o final da formação, perto de pilotos experientes e que possam te auxiliar na viagem e ensinar os códigos do grupo.
- Guia
O guia é o piloto que lidera o comboio, é muito importante que essa pessoa seja experiente e já tenha viajado dessa forma antes. É ele quem guiará todo o grupo, assim como deverá sinalizar paradas e perigos na pista, como buracos, acidentes, animais, óleo no chão, chuva etc.; além, é claro, de manter um ritmo que todos acompanhem sem riscos para o comboio ou para o trânsito em geral.
- Ferrolho
O Ferrolho é um motociclista de extrema importância no grupo, é o último da formação e sua maior preocupação é manter o ritmo do grupo uniforme e também prezar pela segurança de seus parceiros. O mais indicado é que o Ferrolho possua uma das motocicletas mais potentes do grupo, assim poderá aumentar o ritmo do comboio ou reduzir a velocidade para ajudar alguém e, depois, voltar para a formação.
- Formação
Pode-se dizer que a formação é a parte mais importante do comboio, já que, sem ela, seria apenas mais um motociclista na estrada. A forma ideal e mais comum de comboios são duas fileiras de paralelas com os pilotos intercalados, de forma que seja possível um piloto desviar para o lado sem prejudicar um colega. Caso não seja possível fazer duas fileiras, siga em uma única fila com distância suficiente para frenagens ou reduções de velocidade.
- Sinais
Os principais sinais utilizados em comboios são bastante intuitivos, mas existem grupos com sinais próprios e você deve aprendê-los o mais rápido possível. Também é muito importante que você sempre preste atenção no piloto atrás de você: caso ele reduza a velocidade, você deve reduzir e o piloto a sua frente fará o mesmo e assim sucessivamente, mantendo o ritmo e ordem no comboio.
Animou?! Junte sua galera e partam juntos em uma viagem, se rolarem fotografias, manda pra gente!