Destaques
3 Dicas para frear sua moto
Postado em: 14 dezembro, 2016
A gente sabe que um dos momentos mais tensos para um motociclista – e que é um dos causadores de muitas dúvidas – é a frenagem. Em condições normais, o reflexo de um piloto é de 75 centésimos de segundo entre a observação de um obstáculos e o ato de frear (acredite, isso pode ser muito tempo!), por isso, é necessário conhecer bem a capacidade de frenagem da sua moto, além de sempre verificar o estado dos seus pneus. Mas pode ficar tranquilo, porque preparamos 3 dicas rápidas para você ter mais segurança na hora de frear:
1- O primeiro passo é observar os obstáculos à sua frente e desacelerar, acionando a embreagem, o freio traseiro e ir dosando a força dos dedos no manete do freio dianteiro. Faça isso com dois dedos para você ter mais controle, e de forma progressiva, mantendo o punho baixo para facilitar a volta do acelerador.
2- Se não der tempo de desacelerar, é preciso frear bruscamente. Ao contrário do que muita gente pensa, isso não faz capotar a moto. O que pode acontecer é a roda dianteira travar e o piloto começar a derrapar. Nesse caso, procure soltar os freios suavemente.
3- Nas curvas, procure usar os dois freios ao mesmo tempo e aumente a força de frenagem suavemente, assim a roda dianteira não irá derrapar. Diminua a velocidade também com o freio motor!
A principal dica é conhecer bem sua motocicleta e respeitar seus limites. Semana que vem tem mais! Um Mag-abraço!