Antigas
Estator: conheça os produtos Magnetron
Postado em: 2 abril, 2018
Nós sabemos o quanto você é apaixonado por moto e gosta de conhecer cada peça e seus funcionamentos, não é mesmo? Por isso, hoje vamos falar sobre o estator, suas funções e alguns testes. Vamos conferir?
O estator é composto de bobina de pulso, bobina de luz e em modelos de motos mais antigas, possui bobina de força.
“Juntamente com o volante tem a função principal de gerar energia para funcionamento da moto. O componente também gera uma tensão alternada para o regulador/retificador fazer a carga de bateria. Além de alimentar o sistema de iluminação da moto, como por exemplo, o farol.”
Onde fica o estator?
O estator está localizado na parte de dentro da tampa esquerda do motor, imerso/banhado no óleo, que é responsável pela refrigeração do mesmo.
O estator na maioria das motos é conectado na Fiação principal, que irá fazer a transmissão dos sinais elétricos até os demais componentes.
Honda | ||
Monofásico | Bifásico | Trifásico |
Branco | Um cabo Amarelo e um Rosa | Três cabos amarelo |
Yamaha | ||
Monofásico | Bifásico | Trifásico |
Branco | Dois cabos Branco | Três cabos Branco |
Testes
1° teste – Medir a resistência – Com o multímetro na escala de resistência (Ω), medir a resistência entre os fios branco e o verde, e depois medir o amarelo com o verde.
2° teste – Medir a tensão alternada – Com o multímetro na escala de tensão alternada (Vca), ligar a moto e medir a tensão entre os fios branco e o verde, depois verificar a tensão entre os fios amarelo e verde.
Os testes que foram efetuados são em um sistema monofásico, porém, existem também sistemas bifásicos e trifásicos.
Quer conhecer mais sobre as peças Magnetron?
Listamos alguns textos com informações sobre diversas peças. Acesse, confira e boa leitura!