Dicas
Como preservar sua motocicleta
Postado em: 1 julho, 2016
Manter em dia a manutenção das peças pode não ser a parte mais empolgante de ter uma motocicleta, mas é indispensável para deixar sua segurança fora de riscos desnecessários. A máxima “prevenir é melhor do que remediar” sempre vale. O pior erro de pilotagem é esperar que as peças se desgastem para só então tomar as providências técnicas adequadas.
A manutenção preventiva deve nortear a vida de qualquer motociclista que deseje cuidar do seu veículo e de sua integridade física. Confira o que deve ser feito para garantir a vida útil prolongada de sua motocicleta:
Pneus
Começar pelo básico é um bom começo. Aprenda a observar a condição dos seus pneus antes de passar para a manutenção de peças mais complexas. Nesse caso, a rotina de observação serve para detectar anomalias como bolhas e deformidades. Recomenda-se verificar semanalmente a pressão dos pneus e sempre respeitar os valores de fábrica. Fique atento também a sinais de murchidão ou inflação excessiva; ambos os casos diminuem o equilíbrio da motocicleta.
Óleo
Trocar o óleo regularmente é muito importante, pois garante que o motor dure mais tempo. O óleo é essencial para que as partes internas do motor continuem funcionando com eficiência, por isso não tem outro jeito: essa manutenção deve ser feita periodicamente.
Filtro de ar
O filtro de ar é o responsável por bloquear a entrada de impurezas no motor. Se esse filtro não estiver limpo e preservado, sua função será executada com deficiência e o desempenho geral da moto será afetado. Mantenha-o sempre limpo e em condições adequadas para funcionamento.
Corrente
Lubrifique a corrente da moto regularmente para que não haja desgaste acelerado desta peça. Sem a lubrificação, a corrente ficará ressecada e frouxa, colocando em perigo a segurança de quem pilota e diminuindo o tempo de vida útil das peças.
Bateria
O desgaste da bateria é natural e inevitável. Entretanto, existem recomendações úteis para prolongar seu período de durabilidade, como manter a moto sempre desligada quando não for utilizá-la. Faça uma revisão na qualidade da bateria pelo menos duas vezes ao ano para garantir sua capacidade de funcionamento.