Dicas
Dicas para andar de moto no trânsito urbano – I
Postado em: 26 dezembro, 2012
Dirigir no trânsito caótico de uma grande cidade é bem diferente de dirigir na estrada. Os dois cenários, no entanto, têm seus perigos. Mas hoje, vamos falar especialmente do trânsito urbano. Quem dá as dicas é a equipe do Infomoto.
“Nunca esquecerei a primeira vez que pilotei uma motocicleta na cidade de São Paulo. Já se passaram dez anos, mas a sensação continua viva dentro de mim. Hoje, conduzir uma moto no caótico trânsito paulistano faz parte da minha rotina e o emaranhado de carros apressados já não me assusta como antes. Aliás, por falar nisso, renomados pilotos de motovelocidade já me confessaram que trocam o guidão pelas quatro rodas quando precisam encarar a hora do rush na metrópole.”
Nunca trafegue pela direita
Veja bem. Os motoristas dos carros não estão acostumados a vê-lo pelo retrovisor da direita. Além disso, ultrapassagens pelo lado direito são proibidas. Então, a ideia tentadora de sair costurando pelo trânsito pode não ser tão boa assim. Fique sempre à esquerda, onde os carros e ônibus podem vê-lo.
Sem pressa para ultrapassar
Muita calma nessa hora. Antes de ultrapassar um veículo, certifique de que o motorista viu você. E antes de passar pelo semáforo que acabou de abrir, fique atento a pedestres que ainda podem estar terminando de atravessar a rua. Também é lei esperar pelo pedestre atravessar a rua mesmo que o sinal já esteja aberto para você.
Fotos e Fonte: Infomoto