Destaques
Guiando na chuva – Um guia para as estações molhadas (Parte 1)
Postado em: 25 agosto, 2015
Olá amigos do Blog Nação Duas Rodas! Hoje temos mais um guia simples, para quem está começando a pilotar diariamente e ainda não está acostumado com as chuvas torrenciais, que podem durar horas e até dias.
Dependendo da sua experiência de condução, habilidade, preparação e tolerância ao risco, conduzir uma moto ao vento e à chuva pode ser um desafio divertido ou assustador se não forem tomadas as devidas precauções. Entenda como conduzir uma moto ao vento e à chuva e colabore para sua segurança de todos no trânsito.
Condução ao vento e à chuva: um processo de aprendizagem
Alguns motociclistas evitam conduzir ao vento e à chuva, e até andar de moto no inverno em áreas com muita precipitação anual. No entanto, mais cedo ou mais tarde, todos os motociclistas acabam precisando enfrentar as más condições atmosféricas contra ou a favor da sua vontade.
Quando surgir a necessidade de conduzir sua moto debaixo de chuva e ventos fortes, deve-se pensar que isso faz parte de um processo de aprendizagem único que lhe vai permitir desenvolver novas habilidades e competências como motociclista. Andar de moto nessas condições é sim um desafio que separa os bons dos maus condutores: Quando os ventos estão fortes e chove muito, as corridas de MotoGP não são canceladas, o que significa que a máquina e o homem conseguem se adaptar às exigências do mau tempo.
Quais os acessórios indicados para conduzir uma moto ao vento e à chuva?
Se existem momentos em que a maioria dos pilotos concorda com a escolha de um capacete que cobre toda a cara, andar debaixo de chuva é seguramente um deles. Sem proteção facial, as gotas de água da chuva e os ventos fortes parecem picadas de abelhas quando o motociclista viaja a uma velocidade mais elevada.
Por outro lado, ter roupa apropriada também é vital para combater a chuva e as fortes correntes de vento que se sentem ao guiar uma moto. Existe equipamento próprio para andar de moto no inverno, como os trajes térmicos, as balaclavas, as luvas e os calçados com sola de borracha, entre outros acessórios, mas o mais importante é que o motociclista se mantenha sempre quente e confortável para viajar com a máxima segurança.
Tenha em mente que é sempre bom utilizar uma blusa interior de lã ou de poliéster para ficar mais protegido do frio e da chuva. Assim ficará o mais aconchegado possível e por conta disso cometerá menos erros.
Quando os meses frios estiverem se aproximando, será necessário testar o seu equipamento num dia chuvoso perto de casa, pois ao fazê-lo conseguirá conviver bem com a chuva e com o vento em vez destes estragarem o seu dia e a sua viagem.
Gostaram? Na próxima edição vamos falar de mais aspectos de pilotagem que se deve levar em conta ao guiar uma motocicleta sob vento forte e chuvas.
Mag-Abraços e até a próxima!