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Sua moto não liga? Identifique o problema você mesmo. Parte (2/2)
Postado em: 15 outubro, 2015
Essa é a segunda parte do “Sua moto não liga? Identifique o problema você mesmo.”, e você aprenderá a checar se o problema está relacionado ao sistema de ignição, para isso, você precisará de um multímetro.
Existem dois tipos de CDI (Sistema de Ignição por Descarga Capacitativa), o CA e o CC. O primeiro é alimentado pela bobina de força e o segundo, pela bateria.
No caso dos CDI-CA, em motocicletas Honda:
- Esse procedimento indicará a falta de centelha na vela. Ou seja, caso os seus números sejam esses, é provável que o problema esteja no CDI.
- Deixe a chave de ignição ligada;
- Desconecte o CDI do conector da fiação;
- Meça a resistência diretamente dos terminais do conector do CDI – entre o fio verde (terra) e o fio preto com listras vermelhas (bobina de força) o valor deverá ser de 550 ohms;
- Entre o fio verde e o fio azul com listras amarelas, a resistência deverá ser de 253 ohms;
- Agora, meça a bobina de ignição. O fio verde e o fio preto com amarelo, devem indicar 0,5 ohms;
- Já o fio verde e o cabo da bobina – sem o cachimbo – deverá indicar a resistência de 3,5 kiloohms
- Novamente, caso esses sejam os números, o problema pode estar no CDI-CA.
Para motocicletas com CDI-CC:
- Retire o CDI do conector;
- Ligue a chave de ignição;
- Coloque o multímetro na função “tensão DC”;
- Meça a tensão entre o fio verde e o fio vermelho com preto, o valor indicado deverá ser de 12,70 Vcc;
- Coloque a função do multímetro para “resistência”;
- Agora, teste abobina de pulso (fio verde e fio azul com amarelo), o valor deverá ser de 246 ohms;
- Teste a bobina de ignição, fio verde e fio preto com amarelo, no valor de 0,8 ohms;
- Por fim, meça a tensão entre o fio verde e o cabo da bobina sem o cachimbo, se o valor de 7,58 kiloohms aparecer, provavelmente o defeito está no CDI.