Blog

Isle of Man TT – A corrida mais perigosa do mundo

Postado em: 14 fevereiro, 2013

Isle Of Man TT é uma corrida de motocicletas realizada desde maio de 1907 na Ilha de Man, entre a Irlanda e o Reino Unido.

Todos os anos, a pequena ilha localizada no Mar da Irlanda treme com o barulho das motos das categorias Superbikes e Sidecars. Ao todo, a competição dura 14 dias e em 2013, ocorrerá entre 25 de maio e 7 de junho.

O Tourist Trophy International, nome oficial da corrida, é destaque incontestável no calendário de competições das Ilhas Britânicas. Balsas e vôos ficam lotados com meses de antecedência e motociclistas do Reino Unido, República da Irlanda e resto do mundo fazem uma peregrinação para a Ilha de Man.

Estima-se que a competição gere 6 milhões de libras (aproximadamente 18 milhões de reais) para a economia local.

Mas o que faz com que a TT seja tão especial? Para começar a tradição: são 106 anos de história. Depois, é claro, o perigo, já que a TT não ocorre em um autódromo com áreas de escape e segurança e sim nas próprias ruas da ilha.

A competição começa na capital, Douglas. O percurso de 60km cruza montanhas e pequenos vilarejos. Como as pistas são estreitas, os pilotos passam centímetros de distância de paredes de pedra, casas, calçadas e caixas de correio. Esse é um dos principais motivos pelo qual o trajeto já vitimou mais de 230 competidores. Entretando, mesmo com esses riscos, desde o início da competição, a TT foi interrompida apenas na Primeira e Segunda Guerras Mundiais e em 2001 com a epidemia de Febre aftosa na região.

A TT chegou a fazer parte do Campeonato Mundial de Motociclismo entre os anos de 1946 e 1976. Porém, como os pilotos tinham receio de fazer a prova, as corridas foram transferidas para o autódromo de Silverstone.

Joey Dunlop é a lenda das corridas de TT. Ele ganhou 26 corridas (recorde da competição) e teve três “hat-tricks” (três vitórias em um ano).

O herói atual desse percurso é John McGuinness que possui 17 vitórias até o momento e tem o recorde de melhor volta de todos os tempos. Em 2009 ele estabeleceu o tempo de 17:12:30, com uma velocidade média de 211 km/h.

Outros nomes importantes da competição são os de Mike Hailwood com 14 vitórias em 34 participações; Steve Hislop com 11 vitórias em 26 participações; Giacomo Agostini com 10 vitórias em 16 participações; Phill Read com 8 vitórias em 33 participações e Jonh Surtess com 6 vitórias em 11 participações.

Por marcas podemos citar: Honda com 111 vitórias; Yamaha com 105 vitórias; Norton com 43 vitórias; MV Agusta com 34 vitórias; BMW com 30 vitórias e Suzuki com 28 vitórias.

Dependendo da máquina, os participantes chegam a alcançar mais de 300 km/h e, em muitos pontos, os motociclistas podem tirar as duas rodas do chão, dando vida aos famosos saltos do TT.

Mesmo que você não seja um grande entusiasta de corridas, recomendamos que você assista a corrida na TV ou alguns dos melhores momentos nos vídeos abaixo. As imagens são de arrepiar.

Posts relacionados

Como foi o Desafio Duas Rodas 2024? O Primeiro Reality Show da Mecânica de Motos

O Desafio Duas Rodas 2024 chegou para transformar o universo da mecânica de motos no Brasil! Idealizado pela Academia 2 Rodas e desenvolvido em conjunto com a Magnetron, o primeiro reality show da…

Desafio 2 Rodas: o Reality do Mundo da Mecânica de Motos

Se você é apaixonado por motocicletas e tem a mecânica no sangue, prepare-se para o evento mais emocionante do universo das duas rodas: o Desafio 2 Rodas. Este reality show veio para transformar a…

Nação Magnautas: O Poder dos Influenciadores na Comunidade Magnetron

No universo das duas rodas, a influência vai além das pistas e estradas. Na Nação Magnautas, os influenciadores desempenham um papel fundamental em conectar a Magnetron com sua base de clientes e…

    Não perca as novidades:

    Assine nossa newsletter

    Desejo receber comunicações. Estou ciente que ao informar meus dados, concordo com a política de privacidade*

    Atenção - Fique atento ao golpe do boleto bancário falso. Saiba como se proteger clicando aqui..
    x